Como Usar o Facebook Insights?

O Facebook Insights é uma plataforma de dados e informações que mostram como a audiência está interagindo com a sua página. Por isso, no seu gerenciador você encontrará o botão Facebook Insights (em português o nome da aba é “Informações”) e ao clicar nele receberá informações valiosas como:

*Engajamento do público com as suas publicações;
*Conhecimento sobre o público (faixa etária – organizada por gêneros -, média de curtidas, número de comentários, qual o alcance de suas publicações, além de dados geográficos dessas pessoas).
Com esses dados é possível preparar conteúdos mais assertivos para o público, o que chamamos de subutilização. O insight maior que deve ser aproveitado é a amplitude de sua atuação, já que o número de pessoas que utilizam esse recurso ainda é muito baixo.

Como Posso Aplicar o Facebook Insights?

É comum que nem sempre se saiba como o Facebook Insights pode te ajudar dentro da sua estratégia de marketing. Na Mestre usamos essa ferramenta de formas diferentes e vamos, agora, te contar a que apresentar maior assertividade.

Criação de Personas

Utilizar os dados colhidos na ferramenta é o primeiro passo para definir de maneira mais efetiva qual o seu público-alvo. Ao separar os dados por faixa etária e gêneros, além de estatísticas geográficas, conseguimos criar o perfil de visitante, entender melhor as suas necessidades e focar em um dos pontos mais importantes de toda a estratégia de marketing, a criação de conteúdo relevante para sua audiência.

Vale lembrar ainda que a ferramenta possibilita também que encontremos as publicações que mais agradam. Tudo para que você consiga criar exatamente o conteúdo que mais gostam com o estilo que melhor se adapta à eles. Assim, podemos entender melhor, por meio da análise das novas publicações, se o formato adotado engaja mais do que o anterior.

Afinal, a grande sacada do Facebook Insight é que ele te mostra dados ao longo do tempo, permitindo que você tenha uma visão mais ampla de tudo o que faz e possa melhorar sua página e, consequentemente, seu negócio. Gostou das dicas? Então, use agora mesmo o seu Facebook Insights para melhorar suas publicações e entender ainda mais sobre o seu público.

PERSONA = PÚBLICO ALVO

Personas são personagens fictícios, que compõe uma série de características de pessoas, que normalmente são focados em grupos compradores de produtos e/ou serviços de uma empresa. A definição das personas é fundamental para entendimento do público-alvo, suas dores, vontades, onde se relacionam, e assim, consegue-se entrar parcialmente no mundo deste público.

Como defino PERSONAS?

Basicamente, para iniciar a definição de personas, precisamos perguntar:

  1. Qual a idade?

  2. Onde moram?

  3. Quem é o seu potencial cliente?

  4. Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?

  5. Quais são as atividades mais comuns que ele realiza?

  6. Qual seu nível de instrução?

  7. Quais seus desafios e obstáculos?

  8. Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?

  9. Qual o ramo de atuação da empresa que compra a solução?

  10. Qual o cargo de quem compra?

  11. Quem influencia as decisões? A esposa, o chefe, o dono da empresa?

Se a sua empresa ou projeto possuir uma página no Facebook, você poderá ter acesso aos dados da página e isto lhe ajudará muito na definição de personas! Acesse sua página e clique na aba “Insights”, clique na aba “People” (ou Pessoas), para ter mais dados de quem curtiu a sua página. Com esta informação fica mais fácil saber se você está atingindo ou não a sua persona correta.

Não existe UMA Persona, mas sim VÁRIAS!

Um erro muito comum em projeto é definir uma única persona, ou seja, escolher dentre todos os seus compradores, um único grupo. Entendo que este é um erro “mortal” para um projeto, então minha recomendação para você é que abra a sua mente, para além de uma persona, focando em definir alguns grupos, quem somem ao menos 80% do seu público de compradores.

Ao fazer isto, você conseguirá ter uma visão mais clara de oportunidades e, em muitos casos, as outras empresas ou concorrentes, definirão apenas uma persona e você, se abrir a sua mente, pensando em várias personas, poderá identificar um grupo que seja pouco explorado e poderá dar muito retorno.

Este é um processo incremental

A definição de personas é um processo incremental e não uma verdade absoluta que nunca mais pode ser alterada. Recomendo muito que seja feita de tempos em tempos, pois às vezes você atrai um público que não tinha considerado e se não refizer sua análise, poderá deixar de considerar várias oportunidades.

Desta forma, repita o processo ou revise seus dados a cada 6 meses. Isto lhe dará uma capacidade de adaptar-se ao novo rapidamente.

1. Onde encontrar os relatórios do Facebook?

Para encontrar os relatórios do Facebook Insights você pode acessar através da sua página ou deste link (e selecionar a página ou aplicativo).

http://facebook.com/insights

Na aba informações você terá acesso aos dados do seu Facebook.

3. Curtidas

No relatório de curtidas você terá uma análise sobre os fãs da sua página (novos e perdas), assim como de onde estão vindo estes novos fãs (como por exemplo: anúncios, sugestões de páginas, em publicações).

2. Entendendo o Facebook Insights

Nesta primeira tela você terá acesso às informações principais da sua página, como alcance, novos fãs e ações na página, logo abaixo as 5 últimas publicações da sua página. Você também verá o perfil do principal perfil do público da sua página (confira os demais), dispositivo de acesso, mensagens e taxa de resposta, assim como a visualização de vídeos. Infelizmente por minha página estar um pouco desatualizada não contém estas informações.

Você também pode mudar a janela de visualização de dados deste painel, para:

– Hoje;

– Ontem;

– Últimos 7 dias;

– Últimos 28 dias.

É interessante como seu público pode mudar dependendo do conteúdo/anúncio que você veicula e da janela de visualização selecionada.

4. Alcance

No relatório de alcance, o primeiro gráfico que apresenta é sobre o alcance das publicações da sua página, divididos entre: pago e orgânico.

Nesta mesma aba você também tem informações sobre a interação com as suas publicações (reações, comentários e compartilhamentos), também existe informações sobre feedbacks negativos (ocultar publicação, denunciar como spam, descurtir a página) e por fim as informações de alcance total da página (considerando também os check-ins feito por usuários, menções, anúncios de curtidas, qualquer atividade na sua página) também divididos entre orgânico e pago.

5. Visualizações de página

Este relatório é semelhante ao do Google Analytics, porém da sua página no Facebook, você pode saber se os usuários estão acessando sua página, quais seções (abas), dados demográficos e de dispositivos, e claro, de onde estão vindo estes usuários (seu site, google, portal).

7. Publicações

Neste relatório você terá informações para auxiliar nas suas publicações, como o horário em que seus fãs estão conectados, dados por tipo de publicação (foto, status, link e vídeo), assim como um relatório das publicações, com dados sobre a entrega e interações das mesmas.

6. Ações na página

Este seria como um relatório de metas da sua página no Facebook, pois ele traz as ações que podem se considerar importantes para o seu negócio como cliques em:

– Como chegar;

– Cliques no endereço (físico) da sua empresa, para páginas de negócios locais;

– Número de telefone;

– Número que as pessoas clicaram no número do telefone, em dispositivos móveis este “clique” já efetua a ligação;

– Site;

– Cliques no link para o site da empresa, levando as pessoas que querem conhecer mais sobre o negócio;

– Chamada para ação;

– Cliques no botão que fica ao lado do botão de curtir, levando para o seu site, download do aplicativo ou ligação para empresa.

Assim como a quebra de cada uma dessas métricas com dados demográficos sobre estes usuários.

8. Vídeos

Esta aba traz dados sobre os vídeos publicados em sua página (apenas vídeos dentro do Facebook, Youtube e Vimeo não são considerados), dois gráficos (3 segundos de visualização e 10 segundos) que podem ser quebrados em:

– Orgânico x Pago;

– Reprodução automática x Clique para reproduzir;

– Visualizações únicas x Repetidas.

E por fim todas as publicações de vídeos feitas na página, também considerando compartilhamento de vídeos de outras páginas.

9. Pessoas

Este é um dos relatórios que considero mais valiosos das páginas do Facebook, pois aqui você tem informações valiosíssimas sobre seu público, o relatório traz informações demográficas dos fãs da sua página e das pessoas que estão sendo alcançadas pela suas publicações.

Através destas informações você pode ver se o seu conteúdo está sendo feito para o público da sua página, se o público é o mesmo que você acredita ser o público alvo do seu negócio.

10. Baixando os dados

 

Se você é como eu e prefere tratar as informações dentro do Excel você pode baixar todas essas informações, e diversas outras informações sobre a sua página.

Indo na primeira aba, Visão Geral, terá no canto superior do relatório terá “Exportar”.

Agora basta selecionar quais dados você quer (sobre a página, publicações ou vídeos), o período (o Facebook só armazena dados de até 180 dias) e o formato de arquivo que você prefere (xls ou csv).

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