Home Office: Rotina e Organização.

July 21, 2017

 

Olá! Tudo bem por aí? Faz muito muito tempo que eu queria compartilhar (especialmente com outras mães empreendedoras) minha vivência com a organização e rotina aqui no meu home office. 

Trabalho, desde que me conheço por gente, com escritório em casa, mesmo nos períodos em que eu era funcionária e cumpria 9 horas como colaboradora, sempre, busquei ter alguma atividade prazerosa enquanto cumpria meus deveres externos por necessidade.


Quando resolvi me dedicar inteiramente ao Design Bárbaro, tivemos escritório em casa por alguns anos e como as coisas cresceram bastante, sentimos a necessidade de ter um local para receber pessoalmente nossos clientes. Esse local existiu, super lindo, durou 2 anos. A logística passou a ser inviável e os custos de manter um escritório eram altos. Depois de um tempo, resolvemos que voltaríamos a trabalhar de casa, nem tanto pela logística ou custo mas pq as pessoas não tinham mais a necessidade dos encontros presenciais e não optavam mais pela retirada de materiais, os motoboys e as reuniões virtuais supriram bem as nossas necessidades, então resolvemos voltar para o home office.

 

Uma super vantagem de ser uma empreendedora que possui um local externo para trabalhar é conseguir dividir trabalho de vida pessoal (mentira), é conseguir estipular um horário para parar de trabalhar e ir pra casa (mentira), é conseguir ter finais de semana e mais tempo com a família (mentira). 


Tuuudo mentira pessoal, desculpe se te decepciono mas um escritório externo não determina nada disso, o que verdadeiramente determina é uma boa rotina e uma boa organização.


Trabalhar em casa é viver de pijama! É dividir a mesa de trabalho com o homem aranha e mais uns 30 carrinhos. É sair pulando pela casa, de chinelo e meias, defendendo-se dos brinquedos espalhados pelo chão.

Se tu és uma mãe empreendedora cujo filho não vai a escola e ainda fica com você em casa, vem aqui, vou te dar um abraço e vamos chorar juntas!

Gente, NÃO DÁ! Não é possível! É desumano tentar trabalhar com crianças em casa. Eu tentei e literalmente e n l o u q u e c i! 


Então, minha primeira dica é: Não tente trabalhar com crianças em casa. Se você não tiver outra opção, trabalhe enquanto eles dormem, trabalhe de madrugada mas não tente trabalhar enquanto eles correm pela casa chamando seu nome um milhão de vezes. Esse tempo em que você está tentando trabalhar não será produtivo, não renderá, será super estressante e você vai enlouquecer. Sem contar a péssima qualidade de tempo que você terá com seus filhos. Faça o que tiver (e quiser) fazer e o que for POSSÍVEL fazer. Cozinhe, faxine, dobre roupas, pinte o cabelo, faça as unhas, brinque ou qualquer outra tarefa, mas não tente trabalhar! Duas horas de trabalho na madrugada ou enquanto eles dormem valerão por um dia inteiro de tentativas, acredite em mim!


Minha segunda dica é: Tome um banho ao acordar ou assim que isso for possível. Tire o pijama e vista-se para trabalhar, coloque um calçado que te dê mobilidade e conforto, que te permita estar ativa, um chinelo velho de lã pra você arrastar, nessas situações, só serve para te atrapalhar.

Acordar e permanecer de pijama causa uma sensação ruim de nunca ter saído da cama, um banho e uma roupa limpa fazem a preguiça ir embora e automaticamente cria uma divisão entre a hora de dormir e a hora de trabalhar, entre a cama e o escritório.

 

Minha terceira dica é: ANOTE TUDO em PAPEL! Tenha uma agenda, se possível um planner e um caderninho de anotações rápidas onde você possa anotar tudo aquilo que vem em mente, isso vai te ajudar a não esquecer de nada e a não perder nenhuma ideia. O ato de escrever, me dá uma sensação de alívio, de que estou repassando aquela responsabilidade pro papel, desocupando espaço na cabeça pra outras coisas. Não precisar "lembrar de me lembrar" das minhas tarefas a todo momento dá um baita alívio. Ter esse check list faz a gente andar pra frente, desenvolver, desenrolar...

Esse pequeno gesto também serve pra anotar sonhos e planos, serve como um espacinho de palavras de incentivo, para que você não esqueça quais são as suas prioridades e te lembrar quais são suas aspirações.

 

Minha quarta dica é: Alimente-se, faça pequenas pausas, levante-se, movimente-se, alongue as pernas, os braços, as mãos... dê um tempo para seus olhos. Nenhuma criatividade ou concentração sobrevive ao exagero. Descansar o pensamento, mesmo que por alguns minutinhos faz muita diferença. Aliás, descansar faz parte do trabalho, trabalhar e relaxar jogam no mesmo time, com cansaço a coisa não flui.

 

Criar uma rotina e tentar organizar as atividades é fundamental independente do horário em que vc for trabalhar. Adapte essas dicas a sua realidade. Aqui, essas dicas funcionaram super bem, tão bem eu diria, que criei algumas peças gráficas para me ajudar na organização, fizeram tanto sucesso que resolvi colocar na loja a disposição, para quem quiser começar a traçar uma rotina de forma organizada.  Separei algumas sugestões para você conhecer:

 

1.Planner Semanal:   Para o planner semanal contamos com capa em papel gramatura e miolo com 12 folhas coloridas. Este planner vai te acompanhar por 3 meses e te ajudar na organização das tarefas, sejam elas as mais simples ou as que exigem maior atenção.-> O planner possui espaço dividido em turnos (manhã, tarde e noite), possui espaços para anotações, metas e urgências.

 

2. Planner de Novos Hábitos e Qualidade de Vida:   Para o planner de novos hábitos e qualidade de vida contamos com capa em papel gramatura e miolo colorido com:* A Roda da Vida + Folha explicativa com a descrição de cada aspecto pessoal que você deve avaliar: Amigos e Familiares, Lazer, Vida Financeira, Intelecto, Espiritualidade, Amor, Trabalho e Carreira e Saúde + 5 Páginas de controle pessoal para que você possa anotar e gerenciar quais serão seus novos hábitos em busca de uma maior qualidade de vida.

 

3. Bullet Journal:   Ferramenta útil, o bullet journal tem se mostrado um ótimo recurso para ajudar na organização, seja em cunho pessoal ou profissional. Método criado por um designer americano chamado Ryder Carrol, busca “rastrear o passado, organizar o presente e se preparar para o futuro”, lema do próprio criador. Bullet Journal são cadernos sem pauta para você carregar consigo e organizar seus momentos. As estampas são autorais desenvolvidas por Mah Menezes com técnicas de aquarela digital e design de superfície.A encadernação também é autoral e a solução foi desenvolvida por Marcelo Levandoski, designer do DB. As peças são produzidas aqui mesmo no estúdio, feitas a mão, uma a uma com todo carinho.

 

 

 E aí como costuma funcionar a rotina e a organização? Me conta!

 

Um beijo! Mah

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 29, 2018

July 14, 2017

July 6, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

DESIGNBARBARO@GMAIL.COM  - Estúdio Remoto -  Whatsapp: 51993367376  

@2019 Layout por Mah Menezes para Design Bárbaro - 

Todos os direitos reservados. CNPJ 34.918.147/0001-87 

 

Voltar ao topo - Back to the top