"Eye Marks" em embalagens.




Durante algum tempo tais marcas foram relacionadas erroneamente à composição do produto contido nas embalagens. Pura lenda urbana!


Estas são características relacionadas apenas aos fabricantes das embalagens e utilizadas em seu sistema de produção, seja referente ao corte, dobra, vinco ou cores da embalagem.


Normalmente apenas as referências textuais são destinadas a composição do produto contido na embalagem ou responsáveis técnicos por sua fabricação.


Exemplo: Creme Dental


Quase que em sua totalidade as embalagens não são produzidas pelo mesmo fabricante do creme dental, esta tarefa é terceirizada para uma indústria especializada.

Normalmente o responsável por esta tarefa, produz em larga escala o produto, atendendo não apenas uma marca, mas inúmeras no mercado.


Sua produção inicial se dá em tiras intermináveis e as marcas de que estamos falando, também conhecidas como Eye Marks, sejam quadrados, linhas, inúmeras simbologias tem serventia apenas para o fabricante da embalagem, indicando lugares de corte, dobra, selagem ou adição de acabamento, seja ele qual for.


O objetivo das Eye Marks são para que os equipamentos que efetuam tais tarefas possam detectar por leitura óptica onde e como serão feitos os acabamentos destas embalagens. Cores mais escuras do que a própria embalagem normalmente são utilizadas para impressão destas marcas visando facilitar a leitura correta pelos equipamentos.


Marcelo Levandoski



Posts Em Destaque