top of page

Valor e precificação de produtos e serviços.


Olá!


Você sabe a diferença de valor e preço no mundo dos negócios?

Em linhas gerais, o preço é composto pelos custos fixos, variáveis e o lucro pretendido. Já o valor é algo subjetivo, está relacionado com sensações e com a imagem que a empresa transmite para o consumidor.

O valor ultrapassa a quantia monetária, ele é um conceito que se refere ao que o consumidor atribui como “preço justo”. Sendo assim, o valor e o “preço justo” estão interligados. Então, quando um bem é vendido ou um serviço é prestado, estes devem levar em conta o ajuste lógico entre preço e valor. Para formar o preço final, não podemos nos limitar aos custos e ao que pretendemos lucrar.

O Preço final de uma negociação tem a ver com quanto o consumidor está disposto a pagar para satisfazer suas necessidades, ou seja, quanto ele pagará em troca de obter o que deseja ou precisa.

De forma mais objetiva, o preço final está diretamente ligado ao posicionamento de imagem da empresa, de como posicionamos nossos produtos, serviços e nossa marca junto ao mercado alvo.

Quanto mais benefícios, qualidade e garantias o produto ou serviço oferecer, mais o consumidor ficará disposto a pagar. Sendo assim, o planejamento inicial é fundamental para o bom desenvolvimento e sucesso da empresa.

Ao planejar os objetivos da nossa empresa devemos incluir no Preço final todos os benefícios oferecidos desde quando o consumidor nos procura, até o momento de pós-vendas.

Itens descartáveis com pouca qualidade e baixo valor de mercado não conseguem atingir um alto valor monetário. Empresa e consumidor estão cientes disso e passam a ser menos exigentes. Um bom exemplo são as antigas lojas de R$1,99.

Se o seu produto ou serviço não possuem nenhuma das características acima (qualidade inferior e valor de marcado baixo) e o seu objetivo é fidelização e reconhecimento da sua marca, barganhar preço com a concorrência não é uma opção.

Melhore seu posicionamento de imagem, use as mídias para estar mais próximo do seu cliente, descubra o que ele gosta, qual o seu diferencial e use o Marketing ao seu favor.


O fortalecimento da marca e do valor está diretamente relacionado com a quantidade de vezes que o consumidor tem contato com a empresa.

Relacionamentos são construídos e precisam de “intimidade” para desenvolver confiança. O relacionamento entre as empresas e seus consumidores passam pela confiança e credibilidade gerada em todo o processo de vendas.

Utilize meios de comunicação como as mídias digitais e sociais para criar esse relacionamento com seu cliente e se fazer presente na memória do consumidor.


Se o seu concorrente diminuir o preço está mais que na hora de você aumentar o seu Valor.


Bárbara Borochedes

Consultora de Marketing e idealizadora do Portal Mãe Empreendedora

Posts recentes

Ver tudo
Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page