Valor e precificação de produtos e serviços.
Olá!
Você sabe a diferença de valor e preço no mundo dos negócios?
Em linhas gerais, o preço é composto pelos custos fixos, variáveis e o lucro pretendido. Já o valor é algo subjetivo, está relacionado com sensações e com a imagem que a empresa transmite para o consumidor.
O valor ultrapassa a quantia monetária, ele é um conceito que se refere ao que o consumidor atribui como “preço justo”. Sendo assim, o valor e o “preço justo” estão interligados. Então, quando um bem é vendido ou um serviço é prestado, estes devem levar em conta o ajuste lógico entre preço e valor. Para formar o preço final, não podemos nos limitar aos custos e ao que pretendemos lucrar.
O Preço final de uma negociação tem a ver com quanto o consumidor está disposto a pagar para satisfazer suas necessidades, ou seja, quanto ele pagará em troca de obter o que deseja ou precisa.
De forma mais objetiva, o preço final está diretamente ligado ao posicionamento de imagem da empresa, de como posicionamos nossos produtos, serviços e nossa marca junto ao mercado alvo.
Quanto mais benefícios, qualidade e garantias o produto ou serviço oferecer, mais o consumidor ficará disposto a pagar. Sendo assim, o planejamento inicial é fundamental para o bom desenvolvimento e sucesso da empresa.
Ao planejar os objetivos da nossa empresa devemos incluir no Preço final todos os benefícios oferecidos desde quando o consumidor nos procura, até o momento de pós-vendas.
Itens descartáveis com pouca qualidade e baixo valor de mercado não conseguem atingir um alto valor monetário. Empresa e consumidor estão cientes disso e passam a ser menos exigentes. Um bom exemplo são as antigas lojas de R$1,99.
Se o seu produto ou serviço não possuem nenhuma das características acima (qualidade inferior e valor de marcado baixo) e o seu objetivo é fidelização e reconhecimento da sua marca, barganhar preço com a concorrência não é uma opção.
Melhore seu posicionamento de imagem, use as mídias para estar mais próximo do seu cliente, descubra o que ele gosta, qual o seu diferencial e use o Marketing ao seu favor.
O fortalecimento da marca e do valor está diretamente relacionado com a quantidade de vezes que o consumidor tem contato com a empresa.
Relacionamentos são construídos e precisam de “intimidade” para desenvolver confiança. O relacionamento entre as empresas e seus consumidores passam pela confiança e credibilidade gerada em todo o processo de vendas.
Utilize meios de comunicação como as mídias digitais e sociais para criar esse relacionamento com seu cliente e se fazer presente na memória do consumidor.
Se o seu concorrente diminuir o preço está mais que na hora de você aumentar o seu Valor.
Bárbara Borochedes
Consultora de Marketing e idealizadora do Portal Mãe Empreendedora