Design é importante!

May 31, 2017

 

Você já parou para pensar qual é a identidade visual da empresa em que trabalha? Na forma como ela se comunica visualmente com o seu público alvo, em como ele se sente ao ver a sua marca, o que ele associa quando vê o seu logo?

 

Apesar de estarmos em pleno século XXI ainda há muitos empresários que não atentam para a importância do design na comunicação da empresa e acabam apostando em soluções improvisadas.

Sim, porque muita gente acha que tem habilidade suficiente para produzir seus próprios logos, embalagens, anúncios, revistas e peças publicitárias quando, na verdade, estão praticamente dando um tiro no pé.

No entanto, a ajuda de um profissional de design se mostra essencial e pode, não só influenciar na parte visual e tangível da empresa, mas também em assets intangíveis.

 

Porque um profissional de design faz tanta diferença?

 

Primeiro é preciso pensar em que o conceito de identidade visual implica.

Você, assim como todo mundo, já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica – e isso é a mais pura verdade, principalmente no mundo dos negócios.

Em uma época em que tantas pessoas oferecem produtos tão parecidos, principalmente pelo e-commerce, onde centenas de novas lojas online aparecem todos os dias, é preciso ter um diferencial, chamar a atenção do público para o seu produto ou serviço.

E isso deve ser feito logo de cara, através da identidade visual. Um profissional de design está devidamente capacitado a compreender essência da sua empresa e traduzi-la em imagens, cores, desenhos, todos interligados de uma forma intuitiva, que assim que vistos remeta à (boa) lembrança da sua marca.

 

Por isso o design deve reunir algumas características, como ser agradável de se ver mas ao mesmo tempo ser marcante; ser criativo e único, ser significativo em relação ao conteúdo da empresa, e ainda ser atraente.

Parece fácil, mas unir todas estas qualidades em torno de uma linguagem única é mais difícil do que parece. Deve haver todo um estudo de cores, formas e tendências para cada área para conseguir o efeito desejado – e que a longo prazo se revela um investimento para lá de lucrativo.

 

É o design e a experiência que ele proporciona que aproxima o cliente antes mesmo dele ver o conteúdo, diferenciando sua empresa da concorrência.

Processo criativo inclui a análise da concorrência

Pensar a comunicação da empresa de forma estratégica requer muito preparo e uma análise criteriosa dos dados disponíveis, não só sobre ela mesma, mas também sobre seus concorrentes.

 

É a partir dessas análises e das suas metas que será determinada a forma como você se posicionará no mercado: com uma estratégia mais agressiva ou mais suave, qual o aspecto que deve ser destacado em determinado momento, e até o que sua embalagem deve expressar ou como deve ser aquele adesivo de carro que você vai dar de brinde.

A análise da concorrência, de suas estratégias de marketing, do efeito de suas cores, da uniformização de sua comunicação, também é papel fundamental do trabalho do design para que as peças produzidas criem justamente o diferencial que você precisa, seja no site, no blog, na formação das redes sociais, no logo, nas cores das camisas de seus funcionários, nos brindes de promoções, na embalagem, etc.

 

Muitas vezes mudar é tudo o que você precisa

 

Você já reparou que volta e meia uma marca reaparece no mercado totalmente repaginada? Normalmente isso acontece quando os clientes começam a desaparecer, seja por causa da falta de uma campanha de marketing com ações bem definidas, seja porque o material da comunicação da empresa está envelhecido ou não está integrado.

Sim, porque a comunicação que dá forma à identidade visual também precisa ser atualizada conforme mudam os hábitos dos consumidores, conforme novas tecnologias aparecem, ou conforme muda a concorrência. É uma simbiose que fica a cada dia mais clara principalmente no mundo online.

 

Contratar um bom profissional de design, mais do que um gasto é, na maioria das vezes, a chave para o sucesso que estava faltando. A comunicação visual bem feita, de qualidade, estimula a venda, fideliza clientes, atrai investidores, cria confiança, influencia a experiência do consumidor, o design, em si, é uma experiência, vai além do objeto impresso.

É preciso pensar de maneira global sobre o produto oferecido, do design da garrafa à sustentabilidade, dos serviços aos processos, da semiótica ao mercado – e fazer o cliente querer, desejar e necessitar o que você tem.

 

Vem pro Design Bárbaro! Temos certeza de que podemos contribuir positivamente para sua empresa, solicite nossa proposta 2017 para Identidade Visual. designbarbaro@gmail.com

 

 

Texto maravilhoso! Fonte

 

Tags:

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 29, 2018

July 14, 2017

July 6, 2017

Please reload

Arquivo